2.09.2009

E foi dada a largada ...

Fonte da imagem: http://www.ccs.usp.br/espacoaberto/2000/janeiro00/noticias.html

Com esse diagnóstico em mãos fui correndo atrás de minha amiga nutricionista em busca da salvação dos meus cachos.

O bom de procurar uma amiga é que além dela já conhecer todas as minhas manias e chatices, posso ser completamente honesta com ela (seja sincera(o) você é sempre honesto com seu médico? Como diria o Dr. House "Everybody lies").

Depois de muito fugir e enrolar, finalmente forneci os dados necessários e minha caríssima amiga elaborou uma dieta que sou capaz de seguir.
Bem ... não totalmente ... ainda preciso de preparação psicológica para aceitar a idéia de que terei de comer legumes todos os dias! (risos) Mas isso é questão de tempo.

Hoje foi meu primeiro dia nessa nova "orientação alimentar" (nas palavras da doutora). Lembrei de quando minha mãe e meu irmão fizeram dieta ... se você aí acha que comer pouco é a melhor maneira de emagrecer ... ledo engano!

Procura um(a) nutricionista pra uma dieta e confira ... haja estômago pra aguentar tanta comida!

O segredo de uma alimentação saudável não está na quantidade e muito menosna qualidade do que você come.

Uma alimentação saudável consiste em:
1- O que você come;
2- O quanto você come;
3- Quando você come;
4- O que + quanto + quando você come;
5- Com que freqüência você come;
6- Como você come;


Comer só 'comida saudável' [1]; em pouca quantidade [2]; quando tem fome [3] é o ideal?

SÓ ISSO, NÃO!


Alguns alimentos possuem nutrientes que podem interferir na absorção do seu organismo dos nutrientes dos demais alimentos. Então, por mais saudáveis que eles sejam, não seria ideal consumí-los numa mesma refeição, do contrário você estará consumindo um deles por nada [4] e um dia se encontrará com uma deficiência nutricional que você não sabe de onde veio.

Vamos as dietas que os nutricionistas preparam ... qual é pessoal! Eles estudaram durante anos os alimentos, o funcionamento do organismo humano, etc ... e vocês preferem fazer a tal 'dieta da sopa' do que ouvir um profissional?

Quem ainda não foi orientado por um nutricionista ou não conhece quem tenha sido. Minha próxima revelação pode ser um choque!!! É melhor se sentar!!!

São realizadas 6 refeições diárias!!!
Isso mesmo ... SEIS ... você não leu errado!!!

O nosso organismo não deve sentir aquilo que chamamos de "fome". Fazendo uma analogia (muito tosca) ... qual o momento mais adequado de colocar gasolina no carro? quando ainda tem alguma no tanque ou quando o carro para no meio da rua por falta dela? Qual a hora certa de comprar papel higiênico? quando só tem um (ou alguns) rolos? ou quando acabou tudo e você teve de se lavar com o chuveirinho?

Acho que me fiz clara né?

E, por fim, mastigar bem os alimentos [6]. Pode parecer bobagem mas a nossa digestão começa na boca (isso a gente aprende no primário): um alimento bem mastigado é digerido mais rápido e seus nutrientes são absorvidos mais facilmente.

Não acredita em nada disso?
Bem ... minha mãe fez todos esses passos e perdeu 10Kg em 1 mês (e olha que ela furava a dieta); meu irmão, que estava fazendo dieta pra ganhar peso, ganhou 10Kg no mesmo mês.

Então vamos ao tira teima ...
Estou com 75,2Kg e vou seguir a minha orientação nutricional
Vamos ver como estarei daqui há 1 mês?

Nenhum comentário: